Coordenador : Yonara Cristiane Ribeiro
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 387680.2206.200935.15062023
Departamento/Setor: REN
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : População do município de Rio das Ostras, alunos e professores do curso de graduação de enfermagem da UFF de Rio das Ostras.
Local de atuação: Rio das Ostras - RJ
Objetivo
Geral: - Realizar ações de promoção da saúde para a população do município de Rio das Ostras. Específicos: - Sensibilizar a população do município de Rio das Ostras e a comunidade acadêmica para a importância da promoção da saúde visando o diagnóstico precoce para a redução de riscos e agravos da saúde com consequente melhora da qualidade de vida dos indivíduos. - desenvolver junto aos graduandos a habilidade do acolhimento; - Compartilhar com a comunidade interna e externa da UFF Campus Rio das Ostras conhecimentos acerca de saúde única, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas; - promover ações que envolvem aspectos voltados para a saúde humana, animal e cuidados com o meio ambiente; - desenvolver habilidade de escuta efetiva e dos interesses próprios de cada comunidade atendida.
Resumo
Trata-se de um projeto de extensão de fluxo contínuo com temas transversais que objetiva promover sensibilização e reflexão para profissionais, acadêmicos, pacientes e comunidade utilizando o calendário de datas oficiais comemorativas de saúde a fim de promover a disseminação de informações. Serão desenvolvidos eventos/ações in loco participativos sobre a prevenção de doenças e eventos adversos, assim como, proporcionar momentos de reflexão e aprimoramento dos saberes cuidativos e assistenciais na área da Atenção Básica, Hospitalar e entidades da comunidade municipal. As atividades serão realizadas por professores do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras e graduandos de enfermagem sob sua supervisão. Estas atividades implicam na transversalidade dos temas de saúde incorporados em disciplinas de Semiologia e semiotécnica I e II, saúde do adulto e idoso II, Enfermagem e Meio ambiente, Saúde da Mulher II e na disciplina alta complexidade. O projeto utilizará de diversos tipos de tecnologias educativas como oficinas, flipchart, cartazes, banners etc) que serão orientadas pelos docentes e desenvolvidas pelos alunos das disciplinas, levando-se em conta que tais ferramentas importantes utilizadas no processo de educação em saúde poderão facilitar para uma assistência integral e envolve o paciente/comunidade no processo ensino-aprendizagem corroborando com o seu emponderamento sobre sua saúde. Enfatiza-se que na elaboração de tais materiais, faz-se necessário adaptar o conhecimento científico em mensagens de fácil entendimento, para que possam ser amplamente utilizadas pelo público-alvo.